nedio-vani

NEDIO VANI (In memoriam)

Com 16 anos disputei um campeonato de futsal no Colégio Cristo Rei, em uma quadra feita de lajotas. Mesmo sendo principiante, me destaquei e fui o goleador do torneio. Com a construção da quadra do Província, o Ataliba me levou para o Cobra Preta. Fui campeão pelo Cobra em 1967 e tive o privilégio de ser o goleador do 1º. Campeonato Provinciano de Futsal de Getúlio Vargas, marcando 26 gols.

Em 1968 já como funcionário do Banco da Província, fui tricampeão de futsal de Getúlio Vargas (1968, 1969 e 1970) e artilheiro em duas edições. No futebol de campo fui campeão pelo Cobra Preta em 1970 e joguei também no Taguá. Logo depois, transferido para o Banco da Província em Passo Fundo, me formei em Educação Física na UPF e em 1974 passei a ser funcionário concursado do Banco do Brasil. Com o time do Província fui campeão bancário de Passo Fundo em 1971 e 1972 e joguei futebol de campo e futsal em vários outros times de Passo Fundo, Chapecó e outras cidades.

Participei de muitos jogos Abebeanos (AABB), jogos Universitários e Jogos Abertos do RS e SC, tendo sido campeão e o maior goleador em diversas edições. Fui professor de Educação Física na FUNDESTE (atual UNOCHAPECÓ) e também em colégios, clubes e associações. Estive nas Olimpíadas de Montreal (1976) e Moscou (1980), acompanhando grandes acontecimentos esportivos. Minha carreira esportiva é longa e vitoriosa, tenho enorme carinho pelo Esporte Clube Cobra Preta pois foi onde tudo começou.

Moro em Chapecó, sou empresário, apresentador de eventos tradicionalistas e escritor.