FUNDAÇÃO

Houve uma época em que as empresas da cidade de Getúlio Vargas mantinham seus próprios times de futebol para disputar campeonatos municipais, torneios e demais atividades esportivas. No início da década de 1960 surgiu a ideia entre um grupo de amigos, de formar uma equipe para disputar as competições no âmbito da cidade. Naquele ano, os clubes de futebol amador de Getúlio Vargas já haviam formado seus times para a disputa do campeonato municipal.

Assim, uma turma de rapazes liderada por Arno Zadra se reuniu no Bar e Mercearia Zadra, no edifício Melatti, situado na Rua Alexandre Bramatti, número 1033 e decidiram fundar um time.

A fundação do ESPORTE CLUBE COBRA PRETA aconteceu no dia 05 de abril de 1961.

O grupo escolheu as cores laranja e preto para representar o novo time e o Arno Zadra, que viria a ser o primeiro presidente do clube, foi a Passo Fundo comprar o tecido e acessórios para a confecção dos uniformes. Anos depois, devido à dificuldade em encontrar tecidos na cor laranja, a agremiação adotou em definitivo as cores amarelo e preto.

A escolha pelo nome COBRA PRETA veio de uma lembrança de infância do Arno, que morava perto da barranca do rio Abaúna, onde havia uma espécie de cobra, que era preta e muito ligeira. Com a concordância dos rapazes fundadores, o nome do clube foi inspirado naquela espécie de cobra.

Para a instalação da primeira sede social, a turma alugou uma sala na casa da família Prataviera, situada no número 1018 da rua Alexandre Bramatti. Posteriormente, a sede foi na propriedade da família Trockmovicz e depois em uma casa da família Melatti, nos números 488 e 988 da mesma rua. A sede atual, que é própria, está instalada na rua Pedro Toniollo, número 415.

(Fonte: Jornal A FOLHA REGIONAL, edição especial 50 ANOS DO ESPORTE CLUBE COBRA PRETA, de 01 de abril de 2011)