ESPORTE CLUBE COBRA PRETA  – FUTSAL NOS SEUS 50 ANOS

 

Autor: Edino Carlos Farias

O Esporte Clube Cobra Preta foi fundado em 05 de abril de 1961, e desde então passou a participar dos campeonatos de futebol. Mais tarde, adotou o futsal, mesmo antes da regularização do Conselho Municipal de Desportos.

Nos campeonatos de futsal, embora fossem organizados por várias entidades esportivas diferentes, era conferido ao vencedor o título de Campeão Municipal do ano.

Em alguns anos não houve campeonatos e, em outros, eles foram organizados no então bairro de Estação. Mesmo assim, o time classificado em primeiro lugar no evento era considerado o Campeão Municipal.

Na verdade, desde a fundação desse clube até os dias de hoje, poucos são os registros oficiais de clubes campeões municipais de futsal.

O clube Cobra Preta sempre contou com uma equipe de adultos e uma equipe de veteranos. Participou de campeonatos municipais e também de campeonatos regionais.

Durante os seus 50 anos de existência, conforme registro, fotos e faixas de campeões, por 13 vezes o E.C. Cobra Preta colocou faixa de Campeão Municipal na categoria adulto. Foi campeão nos de 1967, 1971, 1973, 1975, 1976, 1979, 1980, 1984, 1986, 1992, 1993, 1996 e 2000.

O E.C. Cobra Preta é um exemplo de um clube de resistência contra o tempo, pois seus fiéis torcedores, originários de famílias tradicionais de Getúlio Vargas, incutiram nos mais jovens as cores preta e amarela, como um símbolo de saúde e lazer. Juntando-se a essa tradição, outros desportistas abraçaram o Cobra Preta com orgulho e paixão.

O Sul do país conhece o Cobra Preta por intermédio dos getulienses que foram morar longe desta terra, levando consigo as cores do clube do seu coração. Podemos dizer que o Cobra é o embaixador esportivo do município de Getúlio Vargas, pelas inúmeras vezes que seus atletas foram convidados a participar de jogos de confraternização em outros estados. É, sem dúvida, o clube que mais representou o município fora de suas raízes.

Na minha trajetória esportiva – algumas vezes como árbitro, outras vezes como Coordenador ou Presidente do CMD -, tive no E.C. Cobra Preta o maior colaborador em todas as atividades desportivas realizadas.

Na verdade, em qualquer reunião do esporte getuliense, lá estava um representante do Cobra para participar e colaborar. A presença de Ataliba Flores sempre foi fundamental, pela sua calma, pela sua paixão pelo clube e pelo esporte de Getúlio Vargas.

Convém esclarecer que pesquisei sobre o Cobra somente pelo seu futsal, mas devo registrar que esse clube disputou em grande número de modalidades esportivas em torneios e campeonatos, mostrando que não somente o futebol mora no coração dos seus torcedores. Nos Jogos Abertos da Primavera, por exemplo, o Cobra sempre esteve presente, conquistando muitos primeiros lugares.

Em 2011, ano de comemoração do cinquentenário do Cobra, deixo o registro dos nomes dos seus Presidentes – forma pela qual homenageio também todos os atletas que vestiram o uniforme do clube. Foram Presidentes: Arno Zadra, Ataliba Flores, Paulo Filippon, Armando Melatti, Cláudio Prataviera, Miguel Melatti, Ricardo Schirmbeck Filho, Valmor Somenzi, Paulo Roberto Bianchi e Vivaldino Dalastra.

Tenho certeza de que, nesses cinquenta anos, o seu Patrono, Ataliba Flores, e seus pioneiros fundadores estão felizes com seu clube, que nasceu na Rua Alexandre Bramatti e vive neste universo de “mente sã num corpo são”.

(Publicado originalmente em abril de 2011, como parte integrante do Livro MEMÓRIAS ESPORTIVAS – Lembranças e Curiosidades Getulienses – páginas 85 a 88)